A OpenAI começou a disponibilizar, nesta segunda-feira (29), controles parentais para o ChatGPT na web e em dispositivos móveis. A medida foi anunciada em setembro, após uma ação judicial nos Estados Unidos movida por pais de um adolescente que morreu por suicídio, supostamente influenciado por conversas com o chatbot.
Segundo a empresa, os novos recursos permitem que pais e adolescentes vinculem contas para reforçar a proteção. Entre as funções, estão a definição de horários de uso, restrições a conteúdos sensíveis, bloqueio de acesso em determinados períodos e controle sobre o uso das conversas para treinar modelos da OpenAI. Também será possível desativar o modo de voz e limitar a geração e edição de imagens.
A companhia destacou que os pais não terão acesso às transcrições das conversas, mas poderão ser notificados em casos raros de risco grave à segurança. Além disso, contas de adolescentes terão automaticamente filtros mais rígidos para reduzir exposição a conteúdos gráficos, papéis sexuais ou violentos, desafios virais e ideais extremos de beleza.
Nos próximos meses, a OpenAI pretende implementar um sistema de previsão de idade para aplicar automaticamente configurações adequadas a menores de 18 anos. “Este é um passo importante, mas nosso trabalho não está concluído. Continuaremos a investir em recursos que ajudem pais e adolescentes a usar o ChatGPT com segurança e confiança”, afirmou a empresa em comunicado.
A pressão sobre as big techs em relação à proteção de jovens tem aumentado. Em agosto, a Reuters revelou que bots de IA da Meta mantinham conversas de teor sexual com crianças. A empresa anunciou em setembro novas barreiras em seus sistemas, incluindo restrições a diálogos sobre amor, automutilação e suicídio com menores de idade.
Para ativar os controles do ChatGPT, o responsável deve enviar um convite ao adolescente para vincular as contas. Uma vez conectado, o pai ou responsável pode personalizar a experiência do jovem nas configurações. Caso o adolescente desvincule a conta, o responsável será notificado.