A desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Márcia Milanês, visitou ontem o Mutirão Dpvat, que acontece até sexta-feira, 8 de julho, no Centro de Lazer da OAB de Uberaba. Participam do evento as comarcas de Uberaba, Sacramento, Conquista, Araxá e Conceição das Alagoas.
A magistrada explica que os mutirões representam uma política oficial do Tribunal de Justiça em todo o Estado. De acordo com ela, ao contrário do que as pessoas pensam, os mutirões não têm como finalidade baixar o acervo de processos que se acumulam nos Fóruns. “O objetivo principal é focar a conscientização das pessoas para que busquem sempre a conciliação. Nós queremos é trazer a cultura da conciliação e pacificação”, destaca.
Ainda segundo a desembargadora, os mutirões de conciliação agradam a todos os envolvidos no processo. “Autor, réu, saem todos satisfeitos. Com isso a gente encontra a função principal do Judiciário, que é sempre a busca pela paz social”, pontua. A magistrada acrescenta ainda que neste tipo de audiência são as próprias pessoas que encontram soluções mútuas para os seus problemas.
Márcia finaliza dizendo que há previsão de ocorrerem ainda este ano outros dois mutirões em Uberaba. “Queremos realizar o mutirão de conciliação de processos envolvendo telefonia e bancos”, conclui. Porém, as datas destes eventos ainda não estão definidas.