Diretor do Hospital Regional, Frederico Ramos, com a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti (Foto/Divulgação PMU)
Acompanhar o funcionamento dos serviços públicos é uma das principais características do jornalismo diário e a área da Saúde é um dos setores que sempre está em pauta devido ao impacto no dia a dia das pessoas.
Além de noticiar as denúncias e reclamações no atendimento da rede de Saúde, a cobertura do Jornal da Manhã desempenha um papel ativo em buscar respostas para gargalos no setor. Um dos exemplos foi a cobrança quanto ao financiamento do Hospital Regional.
Desde a entrada em operação do HR em 2017, o Jornal da Manhã reportou as dificuldades para ampliação dos serviços devido à ausência de participação financeira do Estado no custeio da estrutura. O objetivo era justamente alertar os leitores e ouvintes da Rádio JM quanto à sobrecarga da situação para os cofres da Prefeitura de Uberaba e não permitir que o assunto caísse no esquecimento. Quase seis anos depois de muitas cobranças aos governantes, o primeiro resultado veio com o anúncio de aumento dos repasses por parte do governo mineiro em 2023.
Também no quesito de recursos, a reportagem do JM relatou o recebimento da verba oriunda do acordo da Vale e continua verificando periodicamente o andamento da aplicação do dinheiro, já que parte do montante está destinada à reforma de unidades básicas de saúde.
O trabalho do JM, em suas múltiplas plataformas, ainda oferece acesso às ações da gestão que interferem diretamente no serviço prestado à população, como o convênio firmado para a terceirização do gerenciamento das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). O processo de transição foi reportado desde a entrada da Pró-Saúde até a substituição da entidade pela Funepu. A cobertura também apresentou ao público detalhes sobre o fim do contrato com a fundação, alertando quanto à necessidade de realizar a contratação de outra entidade em tempo hábil para evitar transtornos no atendimento.
Todas essas publicações entregaram conteúdo para permitir o envolvimento do público na fiscalização do funcionamento do setor de Saúde em Uberaba, o que comprova o trabalho ético desenvolvido pelo Jornal da Manhã ao longo dos 51 anos de jornalismo diário.