O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para uma onda de calor, que deverá perdurar até a próxima quarta-feira (21) em diversas regiões do Brasil, abrangendo dez estados. Este alerta é acionado quando as temperaturas superam a média em 5°C por um período de três a cinco dias, o que pode representar riscos à saúde.
Em Minas Gerais, o alerta inclui as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Campo das Vertentes. No Sudeste, o estado de São Paulo também está sob alerta, exceto o litoral norte e a região de Franca. No Rio de Janeiro, a onda de calor deverá afetar as regiões sul e centro do estado.
Além da onda de calor, o Triângulo Mineiro está com alerta de perigo para a baixa umidade do ar, com esta podendo chegar de 20% a 12%. Além do risco de incêndios, esta baixa umidade representa riscos para a saúde.
O Inmet ressalta a importância de cuidados com a saúde durante o período de calor intenso. Recomenda-se evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h, usar umidificadores ou toalhas molhadas para manter o ambiente úmido, e tomar banhos com água ligeiramente morna para evitar mudanças bruscas de temperatura.