Deputados atacam ordem que atinge a rede social de Elon Musk e prometem pressionar pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes durante ato marcado para 7 de Setembro
Os deputados e senadores de oposição prometem pressionar o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a pôr em pauta os pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ofensiva dos partidos mais à direita ganhou fôlego depois que o ministro intimou a rede social X a nomear um representante legal no Brasil. Ele ameaça interromper a operação do antigo Twitter nesta quinta-feira à noite (29) se a ordem não for cumprida.
Líder da minoria na Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PL-DF) declarou que a oposição concentrará os esforços no ato de 7 de Setembro em São Paulo. Importantes figuras da direita, entre elas Jair Bolsonaro (PL), estarão presentes no protesto, que terá como principais alvos Alexandre de Moraes e Rodrigo Pacheco.
A intimação assinada por Moraes e remetida ao bilionário Elon Musk, proprietário do X, é tratada pela oposição como 'ilegal e descabida', conforme classificou o vice-líder da oposição Marcel Van Hattem (Novo-RS).
O deputado avalia que o impeachment do ministro é a 'prioridade número um' do grupo opositor. “A pressão popular vai crescer. No momento que Pacheco pautar, será avassaladora”, afirmou. “Temos tentado sensibilizá-lo, mas não tivemos um retorno positivo”, acrescentou. “Esse impeachment já deveria ter acontecido”, concluiu.
Van Hattem diz que o pedido de afastamento do ministro da Corte reúne não apenas o apoio da oposição, como também de partidos mais ligados ao centro. “Tenho certeza que os deputados que não são ideológicos conseguem enxergar os abusos de autoridade cometidos. Certamente teríamos o apoio deles para o impeachment”, observou.
O Congresso acumula, pelo menos, 45 pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. No início deste mês, a oposição prometeu apresentar um novo requerimento em setembro, citando 'ordens abusivas' que o ministro teria dado a auxiliares à época em que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os deputados e senadores que compõem o grupo argumentam que Moraes viola direitos constitucionais, desrespeita o devido processo legal e comete abuso de poder.
Pacheco promete 'prudência' com pedidos de impeachment contra Moraes
Na semana passada, o presidente Rodrigo Pacheco prometeu agir com prudência ao analisar os pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.
“Vou ter prudência em relação a esse tipo de tema para não permitir que esse país vire uma esculhambação de quem quer acabar com ele. Tenho responsabilidade com meu cargo, com a democracia e com o estado democrático de direito”, disse na sexta-feira (23), durante coletiva em Belo Horizonte.
Moraes promete tirar o X do ar se decisão não for cumprida
Moraes usou a página do STF no X nessa quarta-feira (28) para intimar a rede social e o bilionário Elon Musk a nomear um representante legal no Brasil. O ministro deu um prazo de 24 horas para que isto aconteça e prometeu tirar a plataforma do ar se a decisão não for cumprida.
Musk, também pela rede social, criticou o ministro e indicou que não seguirá a ordem da Corte brasileira.
Fonte: O Tempo.