Na primeira quinzena de abril de 2023 a chuva será ainda típica de verão (Foto/Ilustrativa)
Outono começa nesta segunda-feira (20), às 18h25, e vai até o dia 21 de junho, às 11h58, pelo horário de Brasília. A estação é marcada pelo período de transição entre a época mais quente e úmida (Verão), para a estação mais seca e fria (Inverno).
Na primeira quinzena de abril de 2023 a chuva será ainda típica de verão, com pancadas isoladas e fortes, mas na segunda quinzena do mês já começa a ter a influência mais pela passagem de frentes frias, que também podem trazer chuva forte. Além disso, pelo Sudeste, as temperaturas já começam a ser típicas do Outono e com temperaturas que caem mais à noite sobre a segunda quinzena de abril.
No Outono é onde a radiação do sol é a mesma pelo Hemisfério Norte e Hemisfério Sul, e no decorrer dos dias, os períodos de sol ficam mais curtos e as noites mais longas. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), foi decretado o fim da La Ninã em fevereiro de 2023. A princípio, a estação deverá contar com a neutralidade climática de maneira geral.
Segundo o Estudo Nacional do Fenômeno El Niño no Peru (ENFEN), existe a possibilidade de aparecimento do El Niño Costeiro entre março até julho de maneira fraca, podendo ficar entre 0,4 e 1,0°C acima da sua média normal na faixa leste equatorial do Oceano Pacífico, no setor niño 1+2. O fenômeno é configurado quando as águas do Oceano Pacífico no setor niño 1+2 ficam 0,5°C acima da sua média em um período no mínimo de três (3) meses seguidos.
Durante o Outono poderá ter o avanço da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) pelo Sudeste, o que favorecerá períodos mais secos entre as áreas centrais e parte do Sudeste do país, típicas da estação. E também os jatos subtropical e polar avançam mais pelo Sul do Brasil e parte do Sudeste, auxiliando na formação de frentes frias e de instabilidades nessas áreas. Os sistemas mais importantes que atuam e auxiliam na formação de chuva em parte da metade sul do país são as passagens das frentes frias.
As frentes frias devem ser fracas a moderadas e costeiras no começo do Outono e mais fortes e continentais no final da estação, tanto pelo Sul quanto em parte do Sudeste do país.