CHOVE CHUVA

Outono começa nesta segunda-feira com previsão de chuva

Estação pode ter o retorno do fenômeno El Niño

Publicado em 20/03/2023 às 07:43
Compartilhar
Na primeira quinzena de abril de 2023 a chuva será ainda típica de verão (Foto/Ilustrativa)

Na primeira quinzena de abril de 2023 a chuva será ainda típica de verão (Foto/Ilustrativa)

Outono começa nesta segunda-feira (20), às 18h25, e vai até o dia 21 de junho, às 11h58, pelo horário de Brasília. A estação é marcada pelo período de transição entre a época mais quente e úmida (Verão), para a estação mais seca e fria (Inverno). 

Na primeira quinzena de abril de 2023 a chuva será ainda típica de verão, com pancadas isoladas e fortes, mas na segunda quinzena do mês já começa a ter a influência mais pela passagem de frentes frias, que também podem trazer chuva forte. Além disso, pelo Sudeste, as temperaturas já começam a ser típicas do Outono e com temperaturas que caem mais à noite sobre a segunda quinzena de abril.

No Outono é onde a radiação do sol é a mesma pelo Hemisfério Norte e Hemisfério Sul, e no decorrer dos dias, os períodos de sol ficam mais curtos e as noites mais longas. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), foi decretado o fim da La Ninã em fevereiro de 2023. A princípio, a estação deverá contar com a neutralidade climática de maneira geral.

Segundo o Estudo Nacional do Fenômeno El Niño no Peru (ENFEN), existe a possibilidade de aparecimento do El Niño Costeiro entre março até julho de maneira fraca, podendo ficar entre 0,4 e 1,0°C acima da sua média normal na faixa leste equatorial do Oceano Pacífico, no setor niño 1+2. O fenômeno é configurado quando as águas do Oceano Pacífico no setor niño 1+2 ficam 0,5°C acima da sua média em um período no mínimo de três (3) meses seguidos.

Durante o Outono poderá ter o avanço da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) pelo Sudeste, o que favorecerá períodos mais secos entre as áreas centrais e parte do Sudeste do país, típicas da estação. E também os jatos subtropical e polar avançam mais pelo Sul do Brasil e parte do Sudeste, auxiliando na formação de frentes frias e de instabilidades nessas áreas. Os sistemas mais importantes que atuam e auxiliam na formação de chuva em parte da metade sul do país são as passagens das frentes frias.

As frentes frias devem ser fracas a moderadas e costeiras no começo do Outono e mais fortes e continentais no final da estação, tanto pelo Sul quanto em parte do Sudeste do país.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por