De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pacotes turísticos estão 20% mais caros em comparação aos valores cobrados em 2011. A alta foi puxada pelo aumento do preço das passagens aéreas acima da inflação.
Em Uberaba, a procura pelos pacotes continua estável. Segundo Luciana Cunha, supervisora de uma agência de viagens, as pessoas estão se programando com antecedência. “Estão descobrindo que, ao planejar a viagem, encontram melhores oportunidades. Para a Semana Santa, porém, o movimento continua dentro da normalidade. As pessoas vão acordar no próximo mês”, brinca Luciana.
A supervisora ressalta que os preços não apresentaram variações até o momento. Mas, por causa de viagens personalizadas, pode haver alterações. “Quando a pessoa não quer sair de São Paulo, por exemplo, e opta por embarcar em outra cidade, como Uberlândia ou Ribeirão Preto, que não demandam fretamento, a empresa personaliza a viagem.
O sistema cria um link no sistema de companhia aérea e tarifa o que está no exato momento da consulta”, observa.
De acordo com o IBGE, nos últimos 12 meses, viajar de avião ficou 59,24% mais caro. Já as diárias de hospedagem tiveram elevação de 18,25% no mesmo período. Mesmo com o preço mais elevado, a previsão é de incremento no faturamento.