O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve uma taxa de 28,1% de abstenção. Parte dos candidatos pode ter simplesmente desistido de fazer a prova, e outra parcela chegou poucos minutos depois do fechamento dos portões ou teve problemas pessoais que impediram de realizar a prova. Seja por qual for o motivo, quem perdeu o primeiro dia do Enem 2023 ainda tem chance de passar no vestibular?
Em uma universidade federal pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a chance é nula. Isso porque pessoas que tenham zerado a redação, que foi aplicada no primeiro dia do exame, não podem concorrer a uma vaga pelo sistema. Também não é possível se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Mas há universidades públicas com sistemas diferentes de ingresso que não dependem do Enem e podem ser uma oportunidade para quem deslizou no exame. A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) tem vestibular próprio para 54 cursos distribuídos em 19 cidades mineiras. As inscrições estão abertas até o dia 28 de novembro e as provas serão aplicadas em 17 de dezembro.
Também em Minas, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Triângulo Mineiro, oferece vagas tanto pelo Sisu quanto por seu vestibular próprio — o processo seletivo para 2024 ainda não foi iniciado.
Fonte: O Tempo