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A Petrobras anunciou hoje uma nova política de preços para combustíveis e o fim da paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional. Desde 2016, o preço dos produtos derivados de petróleo, como gasolina e diesel, no mercado interno acompanhava as oscilações internacionais, sem intervenção do governo para garantir preços menores.
De acordo com a nova estratégia comercial da empresa, os reajustes serão feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio. A nova política de preços contempla duas referências de mercado: o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras.
O custo alternativo do cliente inclui as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o valor marginal é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
A Petrobras afirma que, com a mudança, terá mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores. A empresa não divulgou detalhes sobre a nova política de preços, mas destacou que a mudança é parte da estratégia da companhia para aumentar sua eficiência e competitividade.