Em 2021, Zé Trovão foi alvo de mandado de prisão e ficou foragido. (Foto/Instagram/Reprodução)
A Polícia Federal (PF) indiciou o deputado federal Zé Trovão (PL-SC), o cantor sertanejo Sérgio Reis e outras 11 pessoas por incitação a atos antidemocráticos em 7 de setembro de 2021.
A corporação alega que o grupo incitou crimes de associação criminosa e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes da República, incluindo o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre as pessoas indiciadas também estão o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Antonio Galvan, e o blogueiro Oswaldo Eustáquio. As informações são do portal UOL.
A investigação foi aberta em 2021 a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que identificou convocações nas redes sociais para manifestações antidemocráticas no dia 7 de Setembro de 2021.
Naquele ano, Zé Trovão e Sérgio Reis convocaram manifestações com ajuda do movimento dos caminhoneiros, que pediam o fechamento e "invasão" da Suprema Corte, em Brasília.
À época, Zé Trovão foi alvo de mandado de prisão e ficou foragido. Desde então usa tornozeleira eletrônica. Já o cantor sertanejo foi alvo de mandado de busca e apreensão da Polícia Federal em 20 de agosto de 2021.
O relatório da PF foi entregue ao procurador-Geral da República, Paulo Gonet, no mês passado. Ele será o responsável por formular a denúncia ou pedir o arquivamento do caso contra os indiciados. O caso está em sigilo.
Fonte: O Tempo