Advogados têm até esta terça-feira (15) para atualizar seus cadastros junto à Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB-MG). A atualização é essencial para que os eleitores possam participar da votação para a presidência das subseções e da OAB estadual, que ocorrerá em 17 de novembro, por meio eletrônico.
Em entrevista à Rádio JM, a conselheira estadual da OAB, Roberta Pegorari, reforça a importância da atualização cadastral para que os advogados estejam aptos a votar nos representantes do triênio 2025/2027.
Leia também: Criação de um Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais divide lideranças políticas
“O processo é simples e pode ser feito pelo site da OAB. Muitos advogados já estão com seus cadastros atualizados e essa informação aparecerá quando acessarem o site. Para esses, não é necessário realizar mais nenhuma ação, pois já estão aptos a votar. No entanto, quem ainda não atualizou, precisa inserir o número atualizado de celular e o endereço de e-mail”, explica Pegorari.
O site estará disponível ao longo do dia para a realização das atualizações. Em caso de dúvidas, os advogados podem entrar em contato com a Central de Suporte pelo telefone 0800 800 6000.
Roberta também destaca que, neste ano, a eleição será inteiramente remota, permitindo que os advogados votem de qualquer lugar do país. “A sede da OAB não estará aberta para votação. Isso amplia a participação, promovendo maior inclusão e legitimidade. Em 2021, o formato eletrônico foi adotado em estados como Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Maranhão, e o resultado foi muito positivo, com uma grande redução na abstenção”, avalia Pegorari.
Além disso, as inscrições de chapas para as eleições, tanto no âmbito local quanto estadual, poderão ser feitas até o dia 17. “Em Uberaba, já se cogita a formação de duas chapas, mas é possível que surjam até uma terceira ou quarta opção. Estamos aguardando ansiosamente pelos nomes que concorrerão”, finaliza.