O estudante que tem interesse em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 pode solicitar a reaplicação da prova até sexta-feira (17). O pedido pode ser feito por aqueles que não conseguiram estar presentes por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como já previsto no edital, terão mais uma chance.
A data para a reaplicação do Enem foi agendada para os dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram designadas para locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada no ato da inscrição.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o conhecimento dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio no Brasil. Ele é usado como critério de seleção para o ingresso em muitas instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e estaduais.
Como pedir a reaplicação do Enem?
A solicitação para a reaplicação da prova deve ser feita na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet, por meio da aba ‘Página do Participante’. Lá, é possível encontrar todas as informações necessárias para solicitar uma nova prova. O Inep vai analisar individualmente cada situação para verificar se o candidato se enquadra nos critérios instituídos pelo edital.
Segundo o Inep, é importante lembrar que todas as solicitações devem estar acompanhadas de um documento que comprove a ausência no dia do exame.