São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou, cerca das 11h30 de ontem, o Hospital Sírio-Libanês, onde visitou o vice-presidente da República, José Alencar. Lula saiu sem falar com os jornalistas. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, Lula achou que Alencar estava com "uma cara boa, forte e bem disposto".
Ainda de acordo com a assessoria, o vice-presidente estava sentado e acompanhado da esposa, Marisa Alencar. Lula e Alencar tiveram uma conversa descontraída sobre economia, futebol e política durante o encontro, que durou cerca de uma hora e 15 minutos.
O vice está internado há 10 dias. Alencar se submeteu no dia 9 a uma cirurgia que durou seis horas, para corrigir uma obstrução intestinal. Ele trata um câncer na região. Exames indicam que Alencar pode estar com nova obstrução no local. De acordo com o hospital, os médicos reavaliam o tratamento do vice-presidente. Ainda não está confirmada a necessidade de uma nova cirurgia.
O vice luta contra câncer na região abdominal desde 1997 e já foi operado 14 vezes. Na cirurgia realizada na semana passada, os médicos retiraram dez tumores, mas ao menos oito ainda permanecem.
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) visitou Alencar na sexta-feira. Ela também passou por exames no mesmo hospital, para tratar um câncer linfático.