PRF durante a Operação Semana Santa (Foto/Divulgação)
A Operação Semana Santa 2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi encerrada no último domingo (09/04). Em Minas Gerais, o número de flagrantes de veículos transitando com excesso de velocidade chamou a atenção negativamente durante o feriado. Ao todo, foram 10 mortes no período.
Foram fiscalizados mais de 8.000 veículos e cerca de 9.000 pessoas participaram de algum procedimento de fiscalização em ações da PRF no estado. No entanto, mesmo com alertas e orientações, 3.281 veículos foram flagrados transitando com excesso de velocidade e 390 motoristas foram autuados por ultrapassagem proibida.
A PRF realizou 1.237 testes de alcoolemia, tendo autuado 55 motoristas por embriaguez, dos quais 2 foram presos. Além disso, durante as fiscalizações, 95 motoristas foram flagrados sem o uso do cinto de segurança e 112 autuações foram lavradas por passageiros sem o cinto de segurança.
Durante os quatro dias do feriado, a PRF intensificou as atividades de educação para o trânsito, alcançando mais de 2.619 pessoas com palestras, orientações e vídeos informativos.
Registrou-se 107 acidentes durante a Operação, que resultaram em ferimentos em 134 pessoas e 10 mortes. Em comparação ao mesmo feriado em 2022, houve um aumento no número de acidentes, mas uma queda no número de feridos e óbitos nas rodovias federais de MG.
Os números mostram que a PRF empregou grande esforço na fiscalização durante o feriado, bem como realizou diversas ações educativas e divulgações para conscientizar os motoristas sobre a importância do respeito no trânsito e garantir a segurança nas estradas.