PARA OS ENDIVIDADOS

Procon Estadual quer ampliar atendimento a endividados no interior de Minas

Tito Teixeira
Publicado em 09/04/2023 às 18:47
Compartilhar
 (Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Devido ao grande número de famílias superendividadas em Minas e à quantidade de ações envolvendo o superendividamento, o Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, está planejando a expansão do Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS) no interior do estado.

O coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Glauber Tatagiba, se reuniu com o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Belo Horizonte (Cejusc-BH), Clayton Rosa de Resende, e os juízes de Direito membros do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (Cijmg), Rafael Niepce Verona Pimentel e Henrique schvartzman, para discutir estratégias de atuação nas comarcas do interior do estado, visando a ampliação do PAS. 

De acordo com o coordenador do Procon-MG, “a expansão do PAS para o interior de Minas é extremamente necessária diante do grande número de famílias superendividadas e do tratamento especializado desse tipo de consumidor, sendo imprescindível a participação do Poder Judiciário”.

O PAS é um serviço gratuito para acolher e atender consumidores superendividados, de maneira que possam organizar e recuperar o crédito, reassumindo o controle financeiro, com organização, planejamento e renegociação com todos os seus credores, de forma a garantir que o pagamento de suas dívidas não comprometa o seu mínimo existencial. O Programa prevê, ainda, a realização de oficinas de educação financeira para trabalhar a prevenção e o tratamento do superendividamento.

O superendividado é aquela pessoa que não consegue pagar suas dívidas e manter o mínimo para sobreviver. Essa definição também foi uma das alterações feitas no CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Outro ponto importante sobre o perfil do brasileiro considerado superendividado é que ele tem dívidas adquiridas de boa-fé. Na prática, isso significa que ele não tinha intenção de não pagar, apenas não conseguiu. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por