JM AGRO

Produção de Hortifrúti segue em alta

Publicado em 29/04/2023 às 10:47
Compartilhar
Cláudio Ottoni cultiva, anualmente, 500 hectares de cenoura, num rodízio com soja, milho e trigo. A produção, em média, bate na casa dos 58 mil quilos por hectare, porém, há picos de até 90 mil quilos/ha, dependendo da estação. Em Uberaba, segundo dados d (Foto/Divulgação)

Cláudio Ottoni cultiva, anualmente, 500 hectares de cenoura, num rodízio com soja, milho e trigo. A produção, em média, bate na casa dos 58 mil quilos por hectare, porém, há picos de até 90 mil quilos/ha, dependendo da estação. Em Uberaba, segundo dados d (Foto/Divulgação)

Uberaba ainda não conseguiu alcançar a meta da autossuficiência na produção de hortaliças, verduras e frutas. Mas tem avançado consideravelmente nas produções de vários hortifrutigranjeiros, como a cenoura e a batata, dois destaques no município.

Com área plantada de 3.200 hectares, a cenoura deve produzir mais de 70 mil toneladas este ano. Já a batata está com expansão de área e dos atuais 1.500 hectares deverá fechar 2023 com mais de 5 mil hectares de lavouras.

A produtividade da batata no município é de 25 mil quilos por hectare. Na olericultura de Uberaba, a cenoura desponta como o principal tubérculo cultivado no município, tendo alcançado sucessivos recordes de produção desde 2021. Naquele ano, para se ter uma ideia, Uberaba registrou 2.100 hectares plantados e produção de 84 mil toneladas/ano.

Esse bom resultado se deve em grande parte ao cultivo de cenoura na fazenda São Pedro, na região de Itiquapira, distante 35 quilômetros de Uberaba, na qual as lavouras são mecanizadas.

Na propriedade, o produtor Cláudio Ottoni cultiva, anualmente, 500 hectares de cenoura, num rodízio com soja, milho e trigo. A produção, em média, bate na casa dos 58 mil quilos por hectare, porém, há picos de até 90 mil quilos/ha, dependendo da estação.

Em Uberaba, segundo dados do Agronegócio, há cerca de dez produtores de cenoura em larga escala. Vale destacar que a cenoura tem sua origem no Afeganistão. Ainda na olericultura uberabense, merecem ser destacadas as produções de beterraba, com 40 mil toneladas/ano (1.600 hectares plantados); batata, com 30 mil toneladas/ano (1.200 hectares); cebola, com 42 mil toneladas (700 hectares), e mandioca, com 22 mil toneladas ano (cerca de 900 hectares cultivados), segundo dados disponibilizados no portal da Prefeitura de Uberaba.

Sagri busca padronizar produção

A Secretaria do Agronegócio (Sagri), juntamente com o Sindicato Rural de Uberaba, Associação dos Horticultores, Emater e produtores, criou comissão para fortalecer a produção de hortifrutigranjeiros na região. De acordo com o secretário Agnaldo Silva, a proposta é debater as principais dificuldades do setor e fomentar o cinturão verde no Município, com o intuito de aumentar a produção de hortifrutigranjeiros para abastecer a Ceasa de Uberaba.

De acordo com Agnaldo, um dos principais problemas verifi cados é a descontinuidade na produção. O produtor começa a produzir tomate ou outra variedade de produto, por exemplo, e nas primeiras oscilações de preços do mercado ele muda para outro tipo de lavoura.

“Estamos buscando a padronização desse quadro, assim como a variedade de produtos e, sobretudo, o aumento da produção no Município, de maneira a atender a demanda dos compradores, como supermercados e varejões. Muitas vezes, eles saem para outros centros, justamente pela baixa produção de Uberaba e região, somada à pouca diversificação dos hortifrutigranjeiros”, relatou.

Ainda segundo o secretário, a meta é trabalhar a vocação de cada região. “Afinal, o produtor é quem tem experiência e perícia das atividades. Cabe a nós criarmos meios para o fomento e orientar o produtor no tocante à gestão dos negócios”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por