GERAL

Promoção deve manter venda de bebidas frias

Por conta do reajuste anunciado esta semana, será preciso adotar medidas para que as vendas não caiam, significativamente, nos primeiros meses

Publicado em 14/04/2012 às 08:34Atualizado em 19/12/2022 às 20:13
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Preço da cerveja, do refrigerante e da água estarão mais caros, devido ao reajuste de 3%. Aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), previsto para o setor de bebidas frias, foi a medida escolhida como forma de compensar a queda da arrecadação tributária incluída na nova versão do Plano Brasil Maior. Para alguns proprietários de distribuidoras, o preço ainda não aumentou e outros garantem que já é possível perceber o reajuste.

Segundo um proprietário que preferiu não se identificar, o preço de compra ainda continua o mesmo e, caso o reajuste seja de 3%, o aumento não será tão significativo. “Ainda estou comprando caixas de cerveja e fardos de refrigerante e água pelo mesmo preço. Fui apenas comunicado de que terá esse aumento, mas ainda não fomos informados de quando e quanto. Mas se for mesmo de 3%, acredito que o consumidor não sentirá tanto, pois o acréscimo deverá ser de R$ 2, por exemplo, em cada caixa de cerveja, que hoje está sendo vendida entre R$ 70 e R$ 74”, explica.

Além disso, o comerciante ressalta que o aumento no valor das bebidas nesta época do ano é atípico, pois o reajuste normalmente acontece no fim do ano, quando são realizadas festas comemorativas – Natal e réveillon.

Proprietária de outra distribuidora, Fabiana Oliveira conta que percebeu que a indústria de bebidas já está vendendo o produto um pouco mais caro e acredita que os consumidores vão sentir sim o aumento, principalmente do valor dos refrigerantes. “Fui informada sobre este reajuste, mas já é possível perceber o aumento substancial nos preços das bebidas, que já estão alguns centavos mais caras. Quanto ao reajuste de 3%, não tenho dúvidas de que o consumidor vai questionar o valor cobrado, mas isso será no inicio. No primeiro mês, as vendas caem, mas depois o cliente acaba se acostumando com os novos valores. Ainda é possível perceber que os mais insatisfeitos são aqueles que compram refrigerantes e água, pois consomem o produto no dia-a-dia. Os consumidores de bebidas alcoólicas não questionam tanto o valor”, explica Fabiana.

Ainda segundo a empresária, por conta deste reajuste será preciso adotar medidas para que as vendas não caiam, significativamente, durante os primeiros meses. “Iremos fazer promoções para chamar a atenção dos clientes e descontos quando a pessoa comprar grande quantidade de produtos”, afirma.

 

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