PROTAGONISTAS A QUE CUSTO?

Quanto menor a renda familiar, mais a mulher assume sozinha as finanças do lar, aponta Serasa

Nas classes D e E, elas são as únicas responsáveis financeiras em 43% dos lares, enquanto nas clases A e B esse número cai para 18%

O Tempo
Publicado em 08/03/2025 às 08:47
Compartilhar

Maior parte das mulheres assume a responsabilidade sobre as finanças de casa (Foto/Freepik/Banco de Imagens)

Nove em cada dez mulheres contribuem financeiramente para o sustento do lar, e em 33% das famílias, elas são as únicas responsáveis pela geração de renda. O dado é de um levantamento realizado pelo Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa, que mostra ainda que, nas classes D e E, elas são as únicas responsáveis financeiras em 43% dos lares. Nas classes A e B, a responsabilidade feminina pelo sustento familiar cai para 18%.

Os números reforçam o protagonismo feminino na administração das famílias, mas também trazem impactos preocupantes. Cerca de 90% das entrevistadas revelam que, além do trabalho profissional, precisam assumir responsabilidades domésticas. Chama a atenção também, negativamente, o fato de que somente 66% das entrevistadas percebem que o trabalho externo de geração de renda é valorizado dentro da própria casa, um percentual que melhora conforme a renda (83% para alta renda e 73% para média renda) e cai nas famílias de baixa renda (60% para classe D e 53% entre a classe E). 

A pesquisa ainda reforça a responsabilidade feminina. Quando estimuladas a revelar os planos financeiros para o futuro, 36% das mulheres colocam a compra de imóvel e a quitação das dívidas já contraídas como prioridade, um indicador que reflete as negociações registradas no Feirão Serasa Limpa Nome: as mulheres fecharam 25% mais acordos do que os homens.

Veja outros dados da pesquisa 

  • A dificuldade de obter crédito (47%) e o endividamento (31%) são os principais desafios enfrentados pelas mulheres
  • Quanto mais jovens, mais dificuldades as mulheres têm de conseguir crédito: são 62% das mulheres da Geração Z, 48% entre Millenials, 40% entre a Geração X e 16% entre as Baby Boomers
  • 8 em cada 10 mulheres pediram crédito nos últimos 12 meses para: pagar uma despesa inesperada (26%), pagar dívidas de cartão (22%) e limpar o nome (21%) são os principais motivos da solicitação
  • 85% das mulheres entrevistadas já tiveram algum pedido de crédito negado
  • As redes sociais são a maior fonte de aprendizado sobre finanças entre as mulheres (33%), seguido pelas informações em site/app de banco (28%) e buscadores na internet (26%)
  • 3 em cada 4 mulheres se sentem representadas e mais confiantes quando escutam mulheres falando sobre economia

Fonte: O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por