Gilberto Gil (Foto/Reprodução)
O rapper estadunidense Tyler, The Creator usou a canção Duplo Sentido, lançada em 1973 por Gilberto Gil, em um comercial de sua marca de roupas, Golf Le Fleur, sem a autorização do cantor brasileiro. Segundo Gil, Tyler ligou para ele para pedir desculpas e tentar resolver a questão.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 13, em uma publicação do cantor com a filha, Flora Gil. O artista afirmou que o vídeo ainda não foi tirado do ar, o que considera "grave" - leia na íntegra abaixo.
A propaganda foi compartilhada no dia 6 de dezembro para divulgar a nova coleção de roupas da marca de luxo de Tyler. O vídeo tem mais de quatro minutos e toca a música quase completa.
Leia também: Mano Brown é eleito Ícone do Ano pela revista GQ
Procon multa T4F em mais de R$ 600 mil por falha na venda de ingressos para shows da Taylor Swift
Nos stories do Instagram, Gil também compartilhou uma publicação do produtor musical Evandro Fióti, irmão de Emicida, que falava sobre o caso. "Amo o querido. Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais?", escreveu.
"Não dá pra alegar desconhecimento. Custo acreditar que, se fosse o contrário, a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo", completou.
Veja o texto de Gil e Flora na íntegra:
"O rapper americano Tyler, também conhecido como ‘Tyler, The Creator’ pelo estilo inovador e criativo que já lhe rendeu ao menos dois Grammys e um Video Music Awards e seu ingresso como empresário do mundo da moda, escolheu a música Duplo Sentido, de autoria de Gilberto Gil, para impulsionar a campanha de sua linha de artigos de luxo Golf Le Fleur.O vídeo Season 2 Golf Le Fleur foi lançado na semana passada e viralizou nas redes sociais do mundo todo, mas não contou com a autorização prévia de Gilberto Gil e tampouco da Sony Publishing , que administra a obra do autor. O rapper, que diz ser fã de Gilberto Gil, já ligou para ele para tentar resolver a questão e pediu desculpas pelo uso da música sem autorização oficial.O vídeo ainda não sofreu takedown nas plataformas e continua disponível, o que é grave."