O Leão está chegando. A entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) neste ano de 2024, referente ao exercício de 2023, deverá ser feita entre os dias 15 de março e 31 de maio, segundo já informou a Receita Federal. A data é a mesma no ano passado. Fique atento ao calendário, já que os contribuintes que não enviarem dentro deste prazo poderão receber multas.
Mais uma vez, o contribuinte terá dois meses e meio para realizar a entrega da declaração. Os documentos já podem ser reunidos, inclusive os possíveis de dedução, com comprovante de gastos com saúde e educação do contribuinte e de seus dependentes. A Receita Federal ainda vai divulgar mais detalhes sobre o programa de IR deste ano.
Por enquanto, a novidade do ano fica para a publicação do governo federal feita na terça-feira (6) de uma MP que isenta do Imposto de Renda quem ganha até dois salários mínimos (R$ 2.824). Segundo o Ministério da Fazenda, a MP beneficia 15,8 milhões de brasileiros. A mudança provocou alterações na tabela progressiva mensal.
Fonte: O Tempo