Até o dia 20 de dezembro, quase 93 milhões de brasileiros vão receber o benefício que deve movimentar R$ 321,4 bilhões na economia
Trabalhadores brasileiros já estão recebendo, desde o dia 20 de novembro, os valores referentes ao 13º salário. A data é estabelecida por lei para início do depósito do benefício. Os patrões que optarem pelo pagamento em parcela única devem efetuar o pagamento até o próximo sábado, 30, enquanto a segunda fração deve estar na conta dos colaboradores até 20 de dezembro.
Neste ano, o 13º salário deve injetar R$ 321,4 bilhões na economia do Brasil, de acordo com cálculos do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese). No país, o benefício é utilizado, historicamente, para uma reserva financeira, adquirir algum item desejado ou quitar dívidas.
A executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech especializada em crédito pessoal online, Thaíne Clemente, afirmou que há boas alternativas de uso do 13º para que os valores sejam aproveitados da melhor maneira. “Receber o 13º salário é uma grande oportunidade, mas também pode trazer armadilhas se não for bem administrado. Com um planejamento cuidadoso, você evita o sufoco e garante o equilíbrio financeiro a longo prazo”, afirmou.
Avaliação financeira
De acordo com a especialista, antes de tomar qualquer decisão sobre o destino do 13º, é essencial que a população faça uma avaliação da situação financeira atual, liste as despesas, identifique dívidas e revise as necessidades reais da família. "Essa avaliação ajuda a ter uma visão clara das finanças e a identificar pontos que precisam de ajustes mais urgentes”, observou.
Para muitas famílias, alertou, o pagamento de dívidas deve ser a prioridade. "Quitar contas pendentes, especialmente as que têm juros altos, pode proporcionar um alívio imediato. Esse pagamento também pode gerar uma economia significativa ao longo do tempo e reduzir o estresse financeiro", completou Thaíne.
Reserva e equilíbrio
Outra dica aos trabalhadores é investir em uma reserva de emergência para momentos de incerteza financeira. "Imprevistos acontecem o tempo todo, e ter um fundo de emergência é uma segurança importante. Ele garante que você possa lidar com situações inesperadas sem precisar comprometer o orçamento mensal ou recorrer a empréstimos com juros altos", argumentou.
Embora seja válido usar uma parte do 13º para momentos de lazer ou para celebrar com a família, a especialista alerta para a importância de se fazer gastos planejados e evitar compras impulsivas que possam comprometer o orçamento familiar por longos períodos.
“Com disciplina financeira, você pode transformar o 13º salário em uma oportunidade de crescimento e prosperidade, em vez de apenas um momento de prazer passageiro”, concluiu.
Fonte: O Tempo.