A Black Friday de 2024 está prevista para o dia 29 de novembro e, apesar da data ser originalmente americana, não restam dúvidas de que os brasileiros também amam uma promoção e já aderiram à época como uma boa oportunidade para comprar com preços mais baixos.
As compras on-line são a grande aposta de comerciantes e vem ganhando a preferência de boa parte dos consumidores no país. Grandes sites como a Amazon e a Shopee registraram aumento considerável de vendas no Brasil durante a Black Friday dos últimos anos.
Segundo dado divulgado pela Amazon, em 2023 o país teve a maior Black Friday da história, com crescimento de 60% se comparado ao ano anterior. Já a Shopee registrou o dobro de vendas durante a época se comparado ao mesmo período de 2022. Mais de 90% dos pedidos na plataforma asiática foram de vendedores brasileiros.
Produtos mais buscados na Black Friday
O brasileiro também mantém a sua originalidade ao buscar produtos em promoções. Em 2023, por exemplo, os ventiladores estavam entre os itens de maior desejo dos consumidores no país, algo que é compreensível já que o Brasil enfrentava uma onda de calor severa na época das promoções. Outro item que também ganhou destaque por ser 'diferente' do habitual é o sabão em pó.
Dispositivos eletrônicos, notebooks, eletrodomésticos, itens de beleza e cuidado pessoal, brinquedos, utensílios de cozinha e livros também estiveram entre as preferências dos brasileiros na data, segundo a Amazon.
Os celulares não ficam de fora da lista. A Shopee mapeou que os itens de consumo mais vendidos na plataforma durante a Black Friday foram:
Fonte: O Tempo.