Fiat Pulse e Fiat Fastback inauguram sistema híbrido da montadora que combina motor flex e auxílio eletrificado (Foto/Fiat)
A San Marco Fiat acaba de receber as novidades mais esperadas pela concessionária em Uberaba. Estão desembarcando na cidade o Pulse e o Fastback com o sistema Bio-Hybrid com propulsão híbrida leve (MHEV).
O novo sistema usa um motor a combustão interna tradicional (gasolina ou flex) que trabalha com um pequeno gerador fazendo o mesmo papel de um alternador e carrega uma pequena bateria com até 1kwh. Esse gerador auxilia o motor com alguns cavalos de potência extra.
Para o leitor entender melhor, matéria do “Jornal do Carro” do Estadão explica que este pequeno motor elétrico colocado no carro é ligado ao virabrequim por correia, substituindo o alternador.
Tader Cassiano Antunes, consultor de vendas da San Marco Fiat explica que os carros para test-drive já estão disponíveis na revenda (Foto/Reprodução)
Alimentado por duas baterias, sua fonte primária de energia vem da bateria de 11 Ah localizada abaixo do banco do motorista, mas também conecta-se com a bateria principal do carro, agora maior, com 68 Ah. Quem opera essa troca é uma central eletrônica chamada DBSM (Módulo de Transição entre Duas Baterias em inglês).
Ainda segundo a matéria do “Jornal do Carro”, essa bateria menor, em baixo do banco, é regenerada por meio de desaceleração ou frenagem, onde o sistema híbrido-leve tem capacidade de até 30% de recuperação de energia cinética, por exemplo.
Equipados com o motor T200 Hybrid, uma versão atualizada do 1.0 turbo flex, o Fastback e o Pulse eletrificados mantém os mesmos 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm do modelo atual - o motor está acoplado a uma transmissão automática CVT com simulação de sete velocidades.
Nesta nova configuração, fica claro a eficiência energética, especialmente em cenários urbanos, onde o Fastback registrou uma redução de 11,5% no consumo de gasolina e 9,8% com etanol; para o Pulse, a economia chega a 10,7% em ambos os combustíveis.
Antônio Mario Borges, vai explicar aos clientes a eficiência energética do Fastback e Pulse rodando pelas ruas de Uberaba (Foto/Reprodução)
NOVAS CORES
A versão 2025 introduz novas opções de cor, incluindo a Azul Amalfi, exclusiva para as versões Audace e Impetus, e oferece teto bicolor de série na versão Impetus.
Os lançamentos do Fastback e do Pulse híbridos fazem parte de um amplo investimento da Stellantis de R$ 32 bilhões no Brasil até 2030. Esse montante inclui o desenvolvimento de mais de 40 modelos com powertrains híbridos e elétricos, dentro do compromisso global da marca em reduzir as emissões de carbono.
EXPECTATIVA
De acordo com a Fiat, a expectativa é de que as novas versões eletrificadas Audace e Impetus dos modelos Pulse e Fastback respondam por 40 a 50% dos emplacamentos totais desses modelos. Em caso de aumento na demanda, não está descartada a ampliação do sistema híbrido-leve para mais versões.
Previsões indicam que os eletrificados, incluindo todos os tipos de híbridos, responderão por mais de 50% das vendas totais no Brasil em 2030 (hoje é 7,5%) e boa parcela dessa frota será de híbridos-leves, daí o interesse da Fiat em abocanhar parte desse novo mercado.
PREÇOS
CONSUMO
PULSE HYBRID
FASTBACK HYBRID