Os recursos estaduais aplicados no setor de saúde no município de Conceição de Ipanema, no Leste de Minas, serão fiscalizados nesta terça-feira (27). Além de prestar contas aos auditores da Secretaria de Estado de Saúde (SES), os gestores da prefeitura participarão de um treinamento sobre como utilizar os recursos públicos. Esse é um trabalho que acontece todo mês, em uma cidade mineira diferente, desde março de 2006.
Ao todo, a auditoria da SES já visitou 41 municípios mineiros. Foi avaliado o uso de aproximadamente R$ 15,5 milhões em recursos do Estado, enviados nos últimos quatro anos para programas da Secretaria, como o Viva Vida, para campanhas de vacinação e para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
A auditora setorial da SES, Luciana Nogueira ressalta que as visitas dos auditores não são as únicas formas de fiscalização da Secretaria. Todas as prefeituras e entidades que recebem investimentos do Estado prestam contas periodicamente de seus gastos. As fiscalizações in loco, entretanto, são importantes por seu caráter pedagógico. A escolha da cidade a ser auditada se dá por sorteio.