Projeções da Secretaria Municipal de Educação e Cultura apontam para a presença de cerca de 18 mil analfabetos em Uberaba, atualmente
Projeções da Secretaria Municipal de Educação e Cultura apontam para a presença de cerca de 18 mil analfabetos em Uberaba, atualmente. Dado divulgado pelo secretário Marcos Juliano Bordon é baseado no último censo realizado pelo IBGE na cidade, em 2000. Na ocasião, o município tinha taxa de analfabetismo de 6%. Como a população local era de 190 mil habitantes, cerca de 12 mil pessoas não sabiam ler e escrever.
O secretário acredita que os novos números oficiais, resultantes de levantamento previsto para 2010, poderão até ficar abaixo desta projeção, mas lembra dos obstáculos para que isso seja alcançado. “Temos feito importantes trabalhos para reduzir esta taxa e há chances de identificarmos êxito nesse trabalho através deste novo censo”, afirma.
No entanto, há dificuldades, pois nos últimos anos Uberaba recebeu muitas pessoas de fora, apresentando dificuldade de aprendizagem e/ou sem instrução, especialmente pela influência da indústria alcooleira.
A rede municipal conta com 15 escolas que oferecem a Educação para Jovens e Adultos (EJA), segmento de ensino da rede escolar pública brasileira para jovens e adultos que não completaram a Educação Básica em idade apropriada. Tem ainda o projeto Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.
Bordon admite ainda que apesar da possibilidade de redução do percentual de analfabetismo e dos trabalhos desenvolvidos para combater o crescimento deste problema, esta situação continua sendo preocupante.