Semana da Conciliação com a participação das varas cíveis de Uberaba foi aberta ontem com resultado bem abaixo do esperado. Foram marcadas 14 audiências da 3ª Vara Cível
Semana da Conciliação com a participação das varas cíveis da Comarca de Uberaba foi aberta ontem com resultado bem abaixo do esperado. Foram marcadas 14 audiências da 3ª Vara Cível, 11 foram realizadas e três não, devido ao não-comparecimento das partes.
Nenhuma das audiências teve acordo e o saldo final foi criticado pela supervisora da Central de Conciliação, Marli Martins de Assis. “Serão promovidas poucas audiências e, neste primeiro dia, o índice de acordos foi nulo. Esta situação foi motivada pela falta de tempo para que estas convocações fossem feitas, mas também pela mentalidade de alguns advogados que persistem com a ideia de deixar para os juízes decidirem os casos e convencem seus clientes disso”, avalia.
Ainda de acordo com Marli, as conciliações já se tornaram uma realidade nas varas de famílias. “Elas já incorporaram esta ferramenta, mas vimos que para as varas cíveis desenvolverem este costume ainda vai demorar muito tempo. Será um processo demorado, mas que precisa começar agora. Por isso, esta semana é importante”, ressalta.
Hoje, as audiências serão novamente referentes a processos da 3ª Vara Cível. Serão 13 tentativas de conciliação, sempre entre 8h e 11h20, na Central que fica localizada no Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade de Uberaba, ao lado do Fórum Melo Viana. Amanhã, a Central atenderá os casos da 5ª Vara Cível. Na quinta-feira (26) serão os processos da 2ª Vara Cível e na sexta-feira (27), da 4ª Vara Cível. Apenas a 1ª Vara Cível não participa deste trabalho.
Esta semana é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Objetivo é incentivar e criar a cultura de conciliação para resolução dos processos de forma mais rápida e menos traumática”, conclui Marli.