Mau hálito (Foto/Reprodução)
Um site gratuito que envia mensagens anônimas para pessoas com mau hálito está viralizando nas redes sociais após uma internauta mostrar a descoberta na rede X (antigo Twitter). O comentário da jovem já tem mais de 1 milhão de visualizações e 30 mil curtidas.
"Gente, eu tô muito chocada que descobri que existe um site do governo que manda e-mail anônimo sobre o mau hálito kkkkkk. Que loucura, é só colocar o nome da pessoa e o e-mail. Essa vai pra quem tem vergonha de falar que o amiguinho tá com bafo", comentou a internauta.
A plataforma citada não é do governo, mas pertence à Associação Brasileira de Halitose. Ao entrar no site, o internauta já é direcionado para uma página chamada "SOS Mau Hálito", onde ele tem que preencher o nome e o e-mail do conhecido que estaria com mau hálito.
"Esta área é destinada a pessoas que têm um amigo(a) que tem esse problema e ficam constrangidas de informá-lo(a).Pedimos que o uso deste espaço seja respeitado e usado somente para ajudar quem realmente precisa de tratamento", diz o comunicado.
O amigo escolhido receberá um e-mail em nome da presidente da associação, Karyne Magalhães. Na mensagem anônima há informações sobre a Halitóse, nome científico dado ao mau hálito, e um alerta: "Um amigo próximo a você, conhecendo o trabalho desenvolvido pela nossa Associação, solicitou que entrássemos em contato para alguns esclarecimentos".
Internautas afirmaram que a opção é antiga e que a plataforma também informa quando a mesma pessoa com mau hálito já foi indicada por outro colega:
"Eu já fui avisar um possível crush e apareceu a mensagem de que alguém já havia avisado de via e-mail", comentou uma seguidora.
Outra relembrou uma experiência antiga com o site:
"Esse serviço é super antigo, usei com um colega de trabalho há mais de 10 anos e super funcionou!! O colega em questão até começou a usar aparelho um tempo depois do e-mail. Ele realmente correu atrás de melhorar a saúde bucal", escreveu.
"Prezado(a) Sr(a) XXX ,
A Associação Brasileira de Halitose (ABHA) é formada por profissionais da área da saúde que se dedicam principalmente ao estudo e às pesquisas sobre a Halitose (mau hálito). No site www.abha.org.br foi criado o "SOS Mau Hálito", que é um espaço na Internet para pessoas que têm um amigo(a) que passam por esse problema e ficam constrangidas de informá-lo(a).
Por que a ABHA está lhe enviando este e-mail?Porque um amigo próximo a você, conhecendo o trabalho desenvolvido pela nossa Associação, solicitou que entrássemos em contato para alguns esclarecimentos.
O que é Halitose?Halitose é o nome científico do mau hálito, que não é uma doença, e sim um sintoma. Ela pode ter mais de 50 origens, porém,sabe-se que em mais de 90% dos casos a origem está na boca. A halitose nem sempre é sinônimo de uma má-higiene, podendo sercausada por inúmeros outros motivos, como stress, problemas nas vias aéreas superiores, presença de saburra lingual, redução da produção de saliva, cáseos amigdalianos, etc.
Por que quem tem halitose não sente seu próprio hálito?Porque quando um odor é constante, as células olfativas se adaptam e, por "fadiga olfatória", deixa de senti-lo. Por isso a pessoa que tem halitose não consegue sentir seu próprio hálito.
Como você pode saber se tem halitose?Como normalmente não sentimos nosso próprio hálito, e muitas pessoas sentem-se constrangidas em nos informar quando há alguma alteração, a ABHA sugere 03 opções:
Fazer um autoexame da língua diante de um espelho, verificando se há biofilme lingual (camada esbranquiçada ou amarelada que se deposita no "fundo" da língua, também conhecida como saburra).
Perguntar a alguém de sua confiança, em diferentes horários, se ela percebe alguma alteração em seu hálito.
Consultar um profissional qualificado no diagnóstico e tratamento da halitose para realizar um correto diagnóstico e umtratamento adequado.
A ABHA deixa bem claro que apesar do SOS Mau Hálito ter sido criado com o objetivo de orientar as pessoas que têm Halitose, não estamos livres de recebermos e-mails enviados por pessoas que queiram fazer brincadeiras de extremo mau gosto e, portanto, caso você não tenha esse problema, solicitamos que ignore essa correspondência e pedimos, nesse caso, nossas sinceras desculpas.
Porém, caso você se identifique com esse problema e queira ajuda, estamos à disposição para esclarecer, informar ou mesmo indicar um profissional qualificado para ajudá-lo.
Atenciosamente,Karyne MagalhãesPresidente da ABHA"