JM AGRO

Soja ocupa mais de 85 mil hectares de área plantada em Uberaba

Publicado em 29/04/2023 às 09:47Atualizado em 29/04/2023 às 09:55
Compartilhar

Plantação de soja (Foto/Divulgação)

Plantação de soja (Foto/Divulgação)

No ranking das 100 cidades mais ricas do Brasil no agronegócio, Uberaba ocupa a 36ª posição, de acordo com levantamento publicado pela revista Exame Agro de março de 2023, com base em números do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A análise foi alicerçada em dados da produção agrícola dos municípios em 2020, considerando dois pilares: o valor da produção das lavouras e o Produto Interno Bruto das cidades.

Em Minas Gerais, Uberaba é a 2ª colocada, perdendo apenas para Unaí. Está à frente de municípios como Paracatu, Patrocínio, Sacramento, dentre outros. A vizinha Uberlândia sequer aparece nessa lista das 100 maiores do agro brasileiro.

Os números de 2020 para cá só cresceram, consolidando a posição de Uberaba como um dos grandes celeiros do Brasil. Para se ter uma ideia, a lavoura de soja no município, totalmente colhida, registrou área plantada de 85.100 hectares na safra de verão 2023. Esses números refletem crescimento de quase 2% em comparação com a de 2022, que fechou em 83.600 hectares. A produção deste ano supera em 351 mil toneladas do grão.

Plantação de milho (Foto/Divulgação)

Plantação de milho (Foto/Divulgação)

Por sua vez, o milho, entre safra e safrinha, deve bater na casa dos 45 mil hectares de lavouras em 2023, de acordo com expectativas da Secretaria municipal do Agronegócio. A produção é de 9.900 quilos por hectare, totalizando 445 mil toneladas de milho. Isto sem falar no milho silagem, para alimentação dos animais, com quase 15 mil hectares de cultivares neste ano.

Outra produção significativa, no município, é esperada para o sorgo. A área plantada, em crescimento, deve ultrapassar os 30 mil hectares, com 135 mil toneladas do produto, segundo estima o secretário Agnaldo Silva.

Já o trigo cerrado, cultivar ainda novo na região, mas que cresce ano a ano, pode aproximar, agora em 2023, de 9 mil hectares de lavouras, entre trigo irrigado e de sequeiro. O trigo de excelente qualidade — com venda garantida no plantio — tem obtido produtividade de 4.500 quilos na cultura irrigada e 2.800 quilos na de sequeiro. São números inimagináveis até pouco tempo atrás, considerando as características da cultura do trigo consideradas incompatíveis com o cerrado do Triângulo Mineiro.

E, assim, Uberaba vai se consolidando como um dos maiores e mais importantes centros produtores do agro brasileiro. Sua boa fama corre pelo país e no exterior.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por