Plantação de lúpulo (Foto/Divulgação)
Embora fosse considerado impossível de dar certo em Uberaba, o Grupo Petrópolis decidiu pagar pra ver e investiu no plantio de lúpulo em uma pequena área de sua propriedade, ao lado da cervejaria, às margens da BR 050. O plantio de mais de 5 mil mudas de lúpulo deu um resultado considerado surpreendente.
A iniciativa faz parte do Programa do Lúpulo, projeto da companhia que pretende expandir o cultivo desse que é um dos mais importantes insumos para a produção de cervejas premium.
O plantio em Uberaba foi feito em uma área de aproximadamente 2 hectares, com mudas das espécies comet e cascade. Mas não pense que a lavoura de lúpulo é acessível a reles mortais. Pelo contrário. A produção demanda grandes investimentos iniciais e muita perseverança.
No entanto, o lúpulo a ser colhido aqui em 2023 corresponderá a 2 toneladas, nesta sua primeira produção, prevista para agosto. Porém, comparada ao consumo da fábrica de Uberaba, que supera a marca de 300 toneladas ao ano, a produção local de lúpulo ainda é quase insignificante. Mas não deixa de ser um começo e, principalmente, uma prova de que o solo uberabense é tão bom, que pode produzir até lúpulo!