Hoje o mundo exige agilidade, eficiência, imediatismo. E para tornar esses requisitos mais alcançáveis existem no mercado tecnológico produtos diversos que permitem acesso ao mundo virtual de maneira segura e simples. Aí é que marcam presença os tablets, cuja característica principal é serem portáteis e leves. Eles são funcionais, podem substituir um laptop ou um computador desktop nas tarefas diárias, utilizam um disco rígido de estado sólido que permite iniciar e abrir programas com mais rapidez -além de serem mais duráveis e leves que os discos rígidos mecânicos convencionais-. E somado a isso tudo o preço de tablet é baixo devido à grande variedade de opções para escolher.
(Foto/Divulgação)
É só levar em consideração os usos que quiser dar, indo desde navegar, ler, consumir conteúdos multimédia como filmes e séries até o utilizá-lo como ferramenta de desenho. Quem desejar apenas um uso simples como redes sociais, verificar e- mails ou ler jornais e artigos bastará com um modelo simples que oferece os recursos básicos para essas atividades. Já quem vai assistir a seriados e filmes, além de curtir vídeos e as diversas plataformas de streaming vai precisar de um tablet com boa qualidade tanto de imagem na tela quanto de som e que ofereça boa conexão e fluidez. O bacana é que o mercado oferece alternativas para todos os gostos.
É importante peso e tamanho. O peso ideal para segurá-lo com uma mão sem pesar é inferior a 500 gramas, e o tamanho mínimo aceitável é de 8 polegadas. Nas telas um tamanho intermediário poderia ser de 10 polegadas. No item da resolução as telas são a base do desempenho ideal e as que proporcionam uma experiência fluida, daí considerar o número de pixels por polegada nelas.
O padrão é 200 PPI, quanto mais PPI acima de 200 melhor qualidade de imagem. Entre os tipos de telas do mercado atual estão o TFT e o IPS. No caso do TFT aparecem nos modelos mais simples, pois são feitos de cristal líquido. Num nível superior estão os IPS, com menor consumo de energia e bateria. No sistema operacional se pode escolher entre os que incluem Android e os da Apple, com iOS, basicamente a mesma camada que os iPhones usam.
O Android é um mercado em crescimento constante, e cada empresa reutiliza o sistema do Google para obter suas próprias interfaces. No quesito armazenamento interno, na maioria estão entre 32 e 64 GB. Nos de gama mais alta há 128GB e até 256GB no mais caro. Em qualquer caso lembre que existe a opção de memórias SD e quase todas as marcas incluem um slot microSD para expandir o armazenamento através de cartões.
Um motivo para comprar um tablet é que possuem telas com polegadas maiores para aproveitar sem forçar os olhos. A portabilidade para desfrutar do conteúdo em qualquer lugar e a qualquer hora nem mesmo uma televisão pode oferecer.
Se adicionar um teclado pequeno se pode utilizar como um laptop, permitindo escrever de forma confortável e rápida. A grande capacidade de armazenamento é outro ponto forte para ter centenas de aplicações, assim como filmes e séries guardados no dispositivo. Geralmente têm alto-falantes e bom sistemas de som. E o melhor, têm uma autonomia incrível com a qual se esquece que é necessário carregá-los.