O Brasil tem cerca de 1,2 milhão de pessoas com pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) atrasado — o valor total das dívidas chega a R$ 54 milhões. São quase 128 mil inadimplentes só em Minas Gerais. A partir desta terça-feira (07/11), quem está com parcelas atrasadas pode renegociar até 99% do valor total da dívida, além de receber perdão por todas as multas e juros sobre o atraso.
Mas as condições não são iguais para todos os beneficiários do programa. Confira, abaixo, algumas das principais perguntas e respostas sobre a renegociação do Fies:
Quem pode renegociar a dívida do Fies?
O programa é para pessoas que aderiram ao Fies até 2017 e cuja fase de amortização (isto é, quando o estudante concluiu a graduação, e o período de pagar a dívida começou) foi iniciada até 30 de junho de 2023. As condições de pagamento são divididas entre grupos. Confira:
Quem está com o Fies em dia terá desconto da dívida?
Quem está com o pagamento do Fies regularizado pode negociar abatimento de 12% do valor total da dívida no pagamento à vista.
É possível renegociar o Fies online?
O estudante deve procurar a instituição com a qual formalizou o Fies para negociar a dívida. O Banco do Brasil e a Caixa atendem pelos canais:
Caixa
Banco do Brasil
Até quando é possível participar do “Desenrola da Educação”?
A renegociação deve ser solicitada oficialmente até o dia 31 de maio de 2024.
Fonte: O Tempo