ABALOS SÍSMICOS

Três tremores de terra são registrados em Frutal em menos de uma semana

Publicado em 03/02/2026 às 09:22
Compartilhar

O município de Frutal, no Triângulo Mineiro, registrou três abalos sísmicos em um intervalo de poucos dias. Os tremores ocorreram na segunda-feira (27/1), com magnitude 2,9, na sexta-feira (30/1), de magnitude 3,0, e no sábado (31/1), com magnitude preliminar de 3,2.

O abalo mais recente, no sábado, foi registrado às 17h09 pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e chegou a ser captado por câmeras de segurança instaladas em um galpão e em uma área de pastagem do município. Segundo a RSBR, moradores relataram ter sentido o tremor.

De acordo com o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, tremores de baixa magnitude são comuns em Minas Gerais. “É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados no país. A maioria desses eventos naturais ocorre devido às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explicou.

Os tremores em Frutal foram detectados pelas estações da RSBR e analisados pelo Centro de Sismologia da USP. A rede é coordenada pelo Observatório Nacional, com apoio do Serviço Geológico do Brasil, e monitora a atividade sísmica em todo o território nacional por meio de cerca de 100 estações.

Outros registros em Minas Gerais

Além de Frutal, um tremor de magnitude 3,0 foi registrado próximo a Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde de sexta-feira (30/1), às 14h35. Assim como nos demais casos, houve relatos de que o abalo foi sentido pela população local.

Segundo a RSBR, cinco abalos sísmicos foram registrados em Minas Gerais na última semana. No dia 27 de janeiro, além de Frutal, o município de Riacho dos Machados, no Norte do estado, também registrou um tremor, de magnitude 2,4.

O Centro de Sismologia da USP destaca que, ao contrário do senso comum, os sismos no Brasil são relativamente frequentes. Tremores entre magnitudes 2 e 3 ocorrem praticamente todas as semanas em alguma região do país. Eventos mais intensos, como os próximos de 4,0, são menos comuns e costumam ocorrer, em média, duas vezes por ano.

Especialistas reforçam que a chance de um terremoto de grande magnitude e com potencial destrutivo no Brasil é extremamente baixa, já que o país está localizado no centro da Placa Sul-Americana, considerada uma área geologicamente estável. Os abalos registrados em Minas Gerais raramente atingem níveis capazes de causar danos estruturais significativos.

Maiores tremores registrados no Brasil em 2025

Segundo a RSBR, os cinco abalos de maior magnitude registrados no país em 2025 foram:

  • 4,5 – Rorainópolis (RR), em 29 de junho
  • 4,4 – Poconé (MT), em 1º de março
  • 4,3 – Parauapebas (PA), em 3 de abril
  • 4,2 – Parauapebas (PA), em 9 de julho
  • 4,0 – Parauapebas (PA), em 10 de julho

Escala de magnitude dos terremotos

  • Até 2,5: geralmente não são sentidos, apenas registrados por sismógrafos
  • 2,5 a 5,4: frequentemente sentidos, com poucos danos
  • 5,5 a 6,0: pequenos danos a edificações
  • 6,1 a 6,9: danos significativos em áreas povoadas
  • 7,0 a 7,9: grande terremoto, com sérios danos
  • 8,0 ou mais: terremoto de grande destruição

Orientações durante um tremor

Dentro de casa:
Mantenha a calma, afaste-se de janelas e objetos que possam cair, proteja a cabeça e procure abrigo sob móveis resistentes. Não utilize elevadores.

Na rua:
Dirija-se a áreas abertas, longe de fachadas, postes, árvores e fiações.

No trânsito:
Reduza a velocidade e pare em local seguro, afastado de pontes, viadutos e construções, permanecendo no veículo até o fim do tremor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por