A dispensa do visto a turistas brasileiros no Japão se aplica para todos que tiverem passaportes brasileiros comuns válidos com chip (Foto/Arquivo/Agência Brasil)
Começa a valor neste sábado (30) a isenção de vistos a turistas entre o Brasil e o Japão. A medida vale tanto para brasileiros que forem ao país asiático, quando a japoneses que desembarcarem no Brasil.
A isenção do visto foi anunciada em maio deste ano, após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, na cidade de Hiroshima, em meio à viagem para a cúpula do G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido).
A regra foi publicada no Diário Oficial da União em 11 de setembro. A dispensa do visto vale para quem for viajar para o Japão por até 90 dias, que é o prazo aplicado a turistas. Isso se aplica para todos que tiverem passaportes brasileiros comuns válidos com chip, em modelos que são emitidos desde 2011.
Brasileiros que tiverem a intenção de viajar ao Japão em busca de emprego ou para exercer profissão ainda vai precisar do documento de autorização da viagem, emitido pelas autoridades. A isenção a turistas vai ser aplicada até 29 de setembro de 2026, mas o acordo pode ser prorrogado por ambos os governos, se houver interesse.
Em maio deste ano, mesmo mês em que o incentivo foi anunciado, o Brasil havia retomado a exigência de visto para visitantes japoneses, norte-americanos, australianos e canadenses. No momento, a ação foi pela falta de reciprocidade na isenção.
Fonte: O Tempo