GERAL

Uberaba pode receber auditoresdo programa Farmácia Popular

partir de dezembro, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS, ligado ao Ministério da Saúde, vai iniciar esquema de fiscalização das drogarias do programa Farmácia Popular

Thassiana Macedo
Publicado em 22/10/2011 às 00:52Atualizado em 19/12/2022 às 21:44
Compartilhar

A partir de dezembro, o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), ligado ao Ministério da Saúde, vai iniciar esquema de fiscalização das drogarias do programa Farmácia Popular em todo o país. No total, existem quase 20 mil farmácias populares no Brasil e Uberaba poderá receber alguns dos 748 técnicos à disposição do departamento para verificar se as farmácias por aqui estão respeitando o que a Portaria do Ministério exige dos estabelecimentos do programa.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o diretor do Denasus, Adalberto Fulgêncio, explica que o intuito é auditar grupo de drogarias simultaneamente em todo o país, com objetivo de evitar fraudes, irregularidades e combater o desperdício, para futuramente ampliar a capacidade de atendimento do programa. “Para se ter uma ideia, em 2008 eram 6.500 estabelecimentos farmacêuticos, hoje são quase 20 mil. Este ano introduziu a gratuidade de alguns medicamentos e aumentou o número de itens disponíveis, seja gratuitamente ou com desconto de até 90%. E é um programa que gira volumes em torno de R$344 milhões até julho de 2011, sendo que em 2007 eram R$328 milhões, ou seja, aproveitamos melhor os gastos já que aumentamos numericamente o acesso a cada vez mais medicamentos”, esclarece.

Segundo o diretor, este processo de fiscalização foi pensado com o objetivo de prevenir eventuais problemas que possam surgir com o acelerado crescimento do programa no país. Entre os pontos que serão avaliados são as informações contidas na nota fiscal emitida pela drogaria, que deve conter, entre outros dados, nome completo do beneficiário, CPF, CNPJ da empresa, o número do registro do médico, telefone da ouvidoria do SUS, a data da próxima compra e a prescrição do medicamento.

O projeto de auditoria foi realizado na semana passada no Distrito Federal, onde dez farmácias foram vistoriadas. Ainda de acordo com Adalberto Fulgêncio, em caso de descumprimento das normas, a drogaria ou farmácia pode ser multada e descredenciada do programa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por