A Comissão Europeia (CE) adotou, ontem, uma proposta de acordo sobre isenção de visto de curta estada para cidadãos brasileiros que viajem aos 27 países da União Europeia por períodos inferiores a 90 dias. O acordo é recíproco e permitiria aos europeus viajarem sem visto também ao Brasil.
Pelo acordo de isenção de visto entre a União Europeia e o Brasil, todos os que viajem pelo período inferior a três meses, seja por turismo ou negócios, podem ser beneficiados. Essa decisão foi aprovada ontem pelo Executivo comunitário e ainda precisa ser referendada pelos Estados-membros e pelo próprio Brasil.
A comissária europeia de Interior, Cecilia Malmstrom, apontou que fará “todos os esforços para que se rubrique e comece a vigorar o mais rápido possível”. Deve estar em vigor para o carnaval do Rio, em fevereiro de 2011.
As negociações para a isenção de visto de curta estada entre a UE e o Brasil se iniciaram em abril de 2008 e finalizaram em 28 de abril de 2010.
“Quando esses acordos estiverem concluídos, acabará com uma longa divergência de não-reciprocidade entre o Brasil e quatro Estados membros da EU”, enfatizou a Comissão Europeia.