Mais de 21 mil estudantes participaram neste domingo (27) da primeira fase do Vestibular 2025/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As provas foram aplicadas em sete cidades dos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, reunindo 21.037 candidatos com inscrições homologadas. O processo seletivo oferece 1.665 vagas distribuídas em 49 cursos de graduação.
Responsável pela organização do exame, a Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), destacou a estrutura envolvida para garantir a aplicação simultânea das provas em diferentes localidades.
O curso de Medicina mantém a liderança em procura, com 9.745 inscritos, o que representa aproximadamente 46% do total de candidatos. Em termos de concorrência por vaga na ampla concorrência, Biomedicina encabeça a lista com 54,56 candidatos por vaga, seguida de Engenharia de Computação (53,5), Direito matutino (42,1) e Psicologia (40,25).
Já em números absolutos de inscritos, os cursos mais disputados após Medicina são Direito matutino (842 candidatos), Psicologia (805), Direito noturno (625), Medicina Veterinária (542) e Ciência da Computação (515). Segundo a UFU, muitos candidatos se inscrevem em diferentes modalidades de cotas, além de também concorrerem às vagas de ampla concorrência, o que influencia diretamente nas estatísticas de disputa por vaga.
A lista dos aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 20 de maio, e a próxima etapa do vestibular ocorrerá no dia 8 de junho, exclusivamente nos campi da UFU. O resultado final está previsto para 5 de agosto. O início das aulas será em 13 de outubro para a maioria dos cursos, com exceção de Medicina, que segue calendário específico e começa em 18 de agosto.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no Portal da Dirps.