Suspensão ocorre devido ao incêndio de grandes proporções que atingiu uma composição de carga próximo a Antônio Dias, no Vale do Aço
Os vagões estavam carregados de troncos de madeira, aparentemente eucaliptos, que pegaram fogo (Foto/CBMG/Divulgação)
O trem de passageiros que liga Belo Horizonte a Vitória, capital do Espírito Santo, teve a circulação suspensa nesta quinta-feira (26 de setembro). Segundo a Vale, empresa responsável pelo sistema, a suspensão ocorre devido ao incêndio de grandes proporções que atingiu uma composição de carga próximo a Antônio Dias, no Vale do Aço.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no final da tarde dessa quarta-feira (25 de setembro), por volta de 17h45. Cerca de 30 vagões de um total de 96 da composição férrea foram afetados. Os vagões estavam carregados de troncos de madeira, aparentemente eucaliptos, que pegaram fogo.
Foi necessário aguardar a desenergização da rede para início dos trabalhos de combate ao fogo, que só começaram por volta de 21h30. Assim que foi possível, foi feita a movimentação dos vagões para isolar os focos de incêndio e guardar os demais vagões que não foram atingidos. Foi necessário ainda garantir a segurança da operação, já que vagões estavam em uma região de declive e havia risco de danos aos freios. As chamas foram então combatidas e o incêndio debelado, por volta de 1h. Não houve vítimas.
Em nota, a Vale informou que empenhou equipes de emergência e demais recursos, como caminhões pipa e caminhões de combate ao fogo, para conter o incêndio. A empresa instaurou o plano de emergência, "reiterando o seu compromisso com a segurança das pessoas, do meio ambiente e das operações".
Sobre a suspensão das viagens, a Vale informa que os passageiros podem remarcar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de até 30 dias. Mais informações podem ser solicitadas por meio do Alô Vale 0800 285 7000.
Fonte: O Tempo