
Tixan Ypê Primavera é um dos produtos incluídos no recall (Foto/Reprodução/Ypê)
A marca Ypê anunciou que fará um recall de diversos lotes de sabão líquido após identificar a presença da bactéria Pseudonomas aeruginosas em alguns de seus produtos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (27/11) o recolhimento dos itens por causa do risco de contaminação e possíveis infecções.
O chamamento (recall), ou Aviso de Risco, tem por objetivo básico recolher os produtoos para proteger e preservar a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor, bem como evitar prejuízos materiais e morais.
Confira os produtos e lotes incluídos no recall:
"Se você tem um produto com um desses números de lote, ligue para o nosso SAC 0800 1300 544 e receba um novo produto", afirmou a empresa em nota.
Quais os riscos à saúde?
A Pseudomonas aeruginosa pode causar uma série de infecções, que variam de leves até condições graves. A conclusão é de um artigo publicado no Manual MSD, do laboratório Merck Sharp & Dohme. Segundo o documento, a contaminação por Pseudomonas aeruginosa pode afetar desde ouvidos e coro cabeludo até pulmões e válvulas do coração.
Infecções que podem ser causadas pela Pseudomonas aeruginosa são diversas. Entre elas, estão: otite [infecção no ouvido] externa, também conhecida como "ouvido de nadador", otite externa maligna (com implicações mais graves), foliculite, feridas na pele e infecções oculares, em músculos, tendões, ligamentos, gordura, pele, trato urinário, ossos, articulações ou na corrente sanguínea.
Os riscos aumentam para pessoas com quadros clínicos graves ou hospitalizadas, segundo laboratório. Os sintomas, conforme o MSD, variam dependendo da área do corpo infectada e e tendem a ser mais severos em pessoas debilitadas, com diabetes ou fibrose cística, com doenças graves e sob tratamentos que enfraquecem o sistema imunológico, como em pacientes com câncer ou órgão transplantado.
"Infecções por Pseudomonas aeruginosa variam de infecções externas pequenas a distúrbios sérios com risco de morte. (...) Essas bactérias podem infectar o sangue, a pele, os ossos, os ouvidos, os olhos, as vias urinárias, as válvulas cardíacas, os pulmões, assim como feridas", diz trecho de artigo do Manual MSD (versão para pacientes).
Bactérias Pseudomonas, incluindo Pseudomonas aeruginosa "estão presentes em todo o mundo, no solo e na água", ainda segundo laboratório. "Elas são favorecidas por áreas úmidas, como lavatórios, sanitários, banheiras de hidromassagem e piscinas com cloro inadequado, e soluções antissépticas vencidas ou inativadas". Às vezes, segue o laboratório, essas bactérias também estão presentes em axilas e genitais de pessoas saudáveis.
Contaminação ocorre mais comumente em hospitais. Isso porque, em unidades de saúde, as bactérias muitas vezes estão presentes em pias, soluções antissépticas e recipientes usados para coletar urina de cateter de bexiga, ainda segundo o MDS.
Já a Ypê alega que " ma bactéria apresenta mínima probabilidade de impacto na segurança dos produtos e de consumidores".
Confira o comunicado da Ypê na íntegra
Quando uma empresa que faz milhões de produtos é comprometida com qualidade, ela testa. Depois testa de novo. E quando acha que está tudo perfeito… testa mais uma vez, só para ter certeza.
Mas nem sempre tudo sai como esperado. Um laboratório especializado independente, após diversos testes, conseguiu identificar uma bactéria.
A Pseudonomas aeruginosas é uma bactéria comumente presente no ar e na água, com mínima probabilidade de impacto na segurança dos produtos e de consumidores. Porém, de forma isolada, este microrganismo pode causar ou agravar eventual quadro infeccioso em pessoas com sistema imunológico debilitado.
E mesmo que este risco ainda seja minimizado pelas características normais de utilização de um lava-roupas (diluição em água, inexistência de contato prolongado com a pele), recolheremos os seguintes produtos do mercado:
Se você tem um produto com um desses números de lote, ligue para o nosso SAC 0800 1300 544 e receba um novo produto.
Afinal qualidade não é apenas um compromisso, é um valor para Química Amparo.
Fonte: O Tempo.