O comandante da 5ª RPM, tenente-coronel Ralfe Veiga de Oliveira, ministrou a aula inaugural do curso (Foto/Sérgio Teixeira/PMMG)
Teve início na semana que passou o 2º Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel (CRPTM) do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM), com sede na praça Magalhães Pinto, bairro Fabrício, em Uberaba. O objetivo é formar os discentes para atuarem em ocorrências de maior complexidade, aplicando técnicas e táticas relacionadas à doutrina de patrulhamento tático móvel. A aula inaugural foi ministrada pelo comandante da 5ª Região da Polícia Militar, tenente-coronel PM Ralfe Veiga de Oliveira, que destacou a contribuição desse serviço para a promoção da segurança pública e da paz social.
Foram disponibilizadas 40 vagas do curso para as Unidades de Execução Operacional (Ueop) da 5ª Região de Polícia Militar (5ªRPM) e duas para as Unidades da 9ª Região de Polícia Militar (9ªRPM).
O serviço policial Tático Móvel realiza a repressão qualificada da violência, atuando nos incidentes críticos como primeiro esforço de recobrimento, ou que, por sua dimensão ou repercussão, extrapolam a capacidade de atuação dos recursos ordinários.
A finalidade do curso é treinar e capacitar o discente a exercer diuturnamente, e com maestria, a repressão qualificada ao tráfico e ao comércio de drogas, bem como à posse ou porte irregular ou ilegal de armas, com ênfase na ocupação dos espaços urbanos e rurais mais propícios à incidência criminal.
O discente, ao se formar, terá, ainda, a capacitação adequada para atuar em Operações de Controle de Distúrbios Tático e todas as ações e operações de caráter preventivo.