Vítima de 39 anos registrou ocorrência policial após cair em um novo golpe que circula pela rede social
Vítima de 39 anos registrou ocorrência policial após cair em um novo golpe que circula pela rede social informando direito de receber dois salários mínimos.
A vítima relatou à Polícia Militar ter recebido uma mensagem no celular informando o falso direito ao saque. “Quem trabalhou entre 1988 a 2016 com carteira assinada pode receber na Caixa dois salários mínimos. Confira seu nome na lista”. Para ter acesso a esta lista é necessário clicar em um link, que direciona para uma página fraudulenta, onde são solicitados dados pessoais. A vítima desconfiou do golpe quando foram requeridas informações sobre seu veículo, momento em que interrompeu o acesso e procurou a polícia.
A ocorrência foi registrada e encaminhada para investigação.
Segundo informações, hackers estão se aproveitando da possibilidade de saque das contas inativas do FGTS para enganar usuários de smartphones que desejam consultar o saldo. De acordo com empresa brasileira de segurança mobile, há dois dias cibercriminosos estão disseminando via WhatsApp mensagens falsas com um link que supostamente possibilitaria ao usuário conferir se está apto a receber R$ 1.760 do FGTS. Até essa quarta-feira (31), mais de 360 mil pessoas foram afetadas pelo ataque.
A mensagem maliciosa diz que, para fazer a consulta, basta acessar um link e responder três perguntas. Aí, o usuário é encaminhado para uma nova página, incentivado a compartilhar o link com dez amigos via WhatsApp para, só então poder consultar a lista. Assim o golpe é disseminado mais rapidamente. O usuário acaba se cadastrando em serviços de SMS pago de conteúdo adulto – que efetuam cobranças indevidas – ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone.