Rifle Winchester calibre ponto 44 (Foto/Reprodução)
Aposentado, de 72 anos, foi preso em flagrante por posse ilegal de armas de fogo, na rua São Sebastião, no centro de Uberaba, na manhã de terça-feira (4). A prisão foi feita pela Polícia Militar, a pedido do Exército Brasileiro, que encontrou irregularidades durante fiscalização de armamento. O idoso foi levado para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil da 1ªDRPC/5ªDPC e apresentado à autoridade policial plantonista.
O comandante da operação de fiscalização do Exército disse aos policiais militares que foram em apoio que, durante a vistoria do acervo, o aposentado apresentou duas armas de fogo adicionais, que, após consultas, foi constatado que elas estavam em condições irregulares.
O aposentado foi informado da operação de vistoria e se mostrou solícito ao acesso ao apartamento e apresentou aos militares um rifle Winchester calibre ponto 44 e uma espingarda Parker Brothers calibre 12.
Conforme o Exército Brasileiro, o rifle Winchester estava sem registro nas bases de dados de cadastro e deveria estar na posse de algum fabricante ou na posse de qualquer pessoa jurídica, disposta à venda ou aguardando emissão do Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) e, posteriormente, entregue a quem de direito.
A espingarda Parker Brothers, também conforme o Exército, está devidamente registrada no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), mas em nome de outra pessoa, de 65 anos. Pelo documento apresentado pelo aposentado, o armamento deveria estar no Condomínio Recanto das Torres, e não no endereço fiscalizado.
Diante dos fatos, o aposentado recebeu voz de prisão em flagrante delito pelo crime de posse irregular de arma de fogo. O aposentado foi assistido por dois advogados.