Foto/Reprodução
Bombeiros militares, divididos em 14 equipes, vão verificar os sistemas de prevenção dos estabelecimentos de uso público
O 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), que compreende Uberaba e região (1º Pelotão/Araxá, 2º Pelotão/Frutal, 3º Pelotão/Iturama e 4º Pelotão/Campos Altos), realiza hoje, pela segunda vez este ano, a operação Alerta Vermelho, que contará também com a participação de militares da 3ª Cia. PV (Companhia de Prevenção e Vistorias), além de militares do setor administrativo do 8º BBM.
Nesta quarta-feira, em Uberaba, 14 equipes realizam vistorias em diversos pontos da cidade. Na região, cada pelotão destacado programou as respectivas visitas aos seus municípios sedes. A primeira operação foi realizada no dia 29 de junho, durante a “Semana de Prevenção”, sendo que nesta ocasião as equipes dos bombeiros visitaram estabelecimentos comerciais do centro da cidade.
Objetivo. As ações da operação Alerta Vermelho, segundo a assessoria de imprensa do 8º BBM, têm o objetivo de promover a orientação e prevenção em edificações ou espaços destinados ao uso coletivo, buscando orientar a população quanto às medidas de segurança contra incêndio e pânico, necessárias para estes locais, de modo a garantir a proteção das pessoas e a prevenção de incêndios.
De acordo com dados divulgados pelo CBM-MG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais), anualmente, 40 mil vistorias de Segurança Contra Incêndio e Pânico são realizadas em todo o Estado. Em Uberaba, por exemplo, em 2016, foram aproximadamente 2.500 vistorias.