Durante reunião da Câmara na quinta-feira (18), o coronel Eliel Alves Júnior, comandante da 5ª Região, falou sobre a atuação da PM no município
Rodrigo Garcia/CMU
Coronel Eliel Alves Júnior, comandante da 5ª Região da Polícia Militar, falou na Câmara Municipal sobre o desempenho da PM em Uberaba
Durante reunião da Câmara Municipal na quinta-feira (18), o coronel Eliel Alves Júnior, comandante da 5ª Região da PMMG, falou sobre a atuação da PM no município de Uberaba em 2016. Ele disse que, em termos de índice geral de crimes de violência, quatro regiões alcançaram as metas propostas no ano passado pelo governo do Estado. Uberaba ficou em segundo lugar. Quanto às taxas de homicídio, informou que o município ficou em terceiro lugar entre os municípios com o melhor desempenho no combate à criminalidade.
Com relação à apreensão de armas de fogo, nenhuma região conseguiu aumentar este número, porém Uberaba ficou em primeiro lugar. Com relação à taxa de atendimento a vítimas de crimes violentos, Uberaba ficou em 12º lugar. Quanto à operação da Lei Seca, todas as regiões cumpriram as metas. Já sobre a taxa de reação imediata aos crimes, capacidade de fazer as prisões em flagrantes, nenhuma região conseguiu cumprir efetivamente os cem por cento da meta; o município ficou em 7º lugar. No que se refere às operações comunitárias, ações direcionadas à educação, ninguém alcançou a meta e Uberaba atingiu o terceiro melhor resultado.
Após as informações estatísticas, o comandante destacou a função do novo batalhão, que está funcionando provisoriamente na rua Capitão Domingos, e a previsão é de que em duas semanas se mude para a sede própria, no prédio onde funcionava o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), no bairro Santa Marta.
Os vereadores aproveitaram a presença dos comandantes para reivindicar rondas policiais mais efetivas em alguns bairros da cidade, em especial nos que foram criados recentemente, onde já se constata aumento de roubos e outros crimes. No final da reunião, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra (PMDB), afirmou que será organizado em breve um seminário sobre Segurança Pública. A comunidade poderá participar com sugestões e se inteirar de como está o sistema de segurança no município.