Comandante da 5ª Região da Polícia Militar (RPM), coronel Eliel Alves Júnior, fez discurso na abertura das comemorações
Na manhã de ontem aconteceu solenidade de comemoração dos 242 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em Uberaba, no 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), localizado na praça Governador Magalhães Pinto. O comandante da 5ª Região da Polícia Militar (RPM), coronel Eliel Alves Júnior, fez discurso na abertura das comemorações. Várias autoridades civis e militares acompanharam o evento.
Além do desfile dos integrantes da Polícia Militar da região, foram entregues as medalhas Alferes Tiradentes, Mérito Profissional, Coronel Fulgêncio de Souza Santos e Dever Cumprido, além dos diplomas de Colaborador Benemérito e destaques Profissionais e de Honra ao Mérito do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.
A Medalha do Dever Cumprido foi instituída por decreto em agosto de 1990. Ela foi destinada a agraciar oficiais e praças da PMMG, integrantes da União dos Militares de Minas Gerais, que tenham prestado 30 anos de serviço ativo e completado 30 anos de inatividade. Já a Medalha do Mérito Coronel Fulgêncio de Souza Santos, instituída também por decreto estadual, de setembro de 1985, teve como objetivo agraciar participantes da revolução de 1932, bem como personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares do Estado de Minas Gerais.
A solenidade prosseguiu com a outorga da Medalha de Mérito Profissional, criada por força de lei em setembro de 1970 e regulamentada por decreto daquele mesmo ano, conferida àqueles militares que têm conhecimentos de que a conduta funcional e particular é fator preponderante para o êxito das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar. A 5ª RPM homenageia, portanto, aqueles que se empenham, de maneira ímpar, para engrandecer e dignificar cada vez mais seu conceito perante a comunidade mineira.