Uma moradora de Uberaba registrou ocorrência após cair em um golpe aplicado por meio de mensagens enviadas por aplicativo. O caso aconteceu no bairro Parque Bom Retiro, na tarde da última segunda-feira (5), e resultou em um prejuízo de R$ 11.140,00.
Conforme o boletim de ocorrência, a vítima informou que possui uma ação judicial em andamento no Juizado Especial da cidade e, no mesmo dia, recebeu uma mensagem afirmando que teria “ganhado” o processo e que haveria um valor a ser liberado em uma suposta conta judicial. Em seguida, os criminosos solicitaram seus dados bancários.
Ainda conforme o registro, após obterem as informações, os golpistas passaram a exigir pagamentos sob o pretexto de “custas processuais”. A vítima relatou também ter recebido uma ligação de uma pessoa que se identificou como “juiz responsável” de uma instância superior, reforçando a falsa narrativa. Ao todo, foram realizadas quatro transferências via PIX, em valores fracionados, somando R$ 11.140,00.
Somente após as transações a vítima percebeu que se tratava de um golpe e procurou a polícia. O caso foi registrado como estelionato consumado e encaminhado para investigação. A orientação é para a população desconfiar de pedidos de pagamento relacionados a processos judiciais feitos por mensagens ou ligações e, em caso de dúvida, busque diretamente o fórum ou um advogado de confiança.
As informações são do Programa Hélio Jr, que vai ao ar de segunda a sexta, das 5h às 7h, na Rádio JM.