O comerciante, de 73 anos, foi preso com grande quantidade de cabos de cobre e alumínio e cartuchos deflagrados de uso restrito (Foto/Divulgação)
Policiais militares do 4º BPM/5ª RPM, em conjunto com o Departamento de Posturas da Prefeitura de Uberaba, deflagraram a operação “Desmanche” e prenderam comerciante, de 73 anos, suspeito de receptação e posse de acessório/munição de calibre restrito, na avenida Djalma Castro Alves, Residencial Mônica Cristina, na sexta-feira (10). Durante a operação, foram apreendidos cerca de 18 quilos de fios de cobre e alumínio e vários cartuchos deflagrados. A empresa de recicláveis foi autuada e interditada. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados ao plantão da Polícia Civil.
Segundo informações, policiais militares do 4º BPM, em conjunto com fiscais de Posturas da Prefeitura, estiveram no comércio de reciclados (ferro-velho), onde abordaram o comerciante, dono da empresa. Ele foi informado da fiscalização e franqueou a entrada dos militares e fiscais.
Durante vistoria foram encontrados, aproximadamente, 15 quilos de fios de cobre e três quilos de fios de alumínio de diversos tamanhos e sem procedência. O material encontrava-se isolado, dentro de um quarto no comércio.
O comerciante foi questionado sobre a procedência dos fios encontrados na empresa. Ele contou que parte não se recordava e outra parte (os fios mais grossos) não poderia dizer, pois não queria denunciar a pessoa.
Ainda no mesmo quarto, os fiscais e militares encontraram uma sacola com seis cartuchos deflagrados de fuzil 762, dois cartuchos deflagrados de fuzil 556, quatro cartuchos deflagrados de 9 milímetros e três cartuchos deflagrados de calibre 22.
O comerciante explicou que as pessoas encontram cartuchos nas imediações do Tiro de Guerra e levam até ele, mas não soube ou não quis informar quem são essas pessoas.
Os fiscais de Postura constataram diversas irregularidades e foi detectado que no local não possui livro de entrada e saída de materiais e cadastro de produtos em livro próprio ou arquivo eletrônico digital.
Diante das irregularidades e suspeita de crimes de receptação e posse de acessório/munição de calibre restrito, a empresa de reciclagem foi autuada e totalmente interditada até a regularização. O comerciante recebeu voz de prisão em flagrante delito e foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.