Na operação, foram presos dois suspeitos e apreendidos dinheiro e cartões de divulgação da operação criminosa (Foto/Divulgação)
Força-tarefa com 15 policiais civis em Uberaba, coordenados pelo delegado PC, chefe do 5ºDPC, Cezar Felipe Colombari da Silva, e que investigam quadrilha de colombianos que veio para Uberaba para atuar na chamada “agiotagem colombiana” ou “agiotagem gota a gota”, prendeu na quarta-feira (26) mais dois suspeitos colombianos, de 24 e 26 anos, e apreenderam dinheiro, cartões de empréstimos e celulares.
Segundo informações, a quadrilha investigada, que tem como integrantes somente estrangeiros colombianos, vem tentando transformar Uberaba em uma pequena Bogotá, como já fizeram em outras cidades.
Eles emprestam dinheiro somente a comerciantes com portas abertas e cobram, no mínimo, 20% por 20 dias, sendo que o pagamento é feito em parcelas diárias, o que tem deixado comerciantes desesperados e muitas vezes chegando a fechar seus estabelecimentos. Alguns já falaram até em autoextermínio.
Em caso de atraso na parcela, ainda conforme as informações, as cobranças são feitas em bando, com um dos integrantes sempre armado com revólver. Eles dobram e às vezes até triplicam os juros, passando a chantagear e a ameaçar de morte o devedor e seus familiares, exatamente como fazem na Colômbia.
A Polícia Civil de Minas Gerais, através do 5ºDPC, em Uberaba, tem sido pioneira (se não a única) no combate a esse tipo de crime, que não se limita apenas à agiotagem extorsiva, mas também à lavagem de dinheiro, ameaças, extorsão, porte ilegal de arma de fogo e, como já aconteceu em outras localidades, até em homicídio.
Infelizmente, por se tratar de quadrilha que chega de mansinho, mas que usa de extrema violência quando tem seus interesses frustrados, algumas vítimas temem denunciá-la, o que é um erro, pois toda quadrilha conta com o silêncio da vítima para que os crimes sejam bem-sucedidos.
Em Uberaba, a Polícia Civil tem encontrado dificuldades para fazer com que as vítimas deem queixa, mas, com as prisões que estão sendo feitas, algumas começam a demonstrar interesse em pedir providências. Três homens e uma mulher, todos colombianos e integrantes do bando, já foram presos, mas as investigações continuam e novas prisões podem acontecer a qualquer momento.
Uma pessoa ficou ferida em grave acidente envolvendo caminhonete e caminhão na rodovia MG-427, quilômetro 70, próximo a Conceição das Alagoas (MG), ontem. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Uberaba foram acionadas para atender a uma ocorrência em que a vítima chegou a ficar presa às ferragens.
De acordo com informações, os militares do Corpo de Bombeiros chegaram rapidamente no local e se depararam com a colisão entre a caminhonete Hilux e um caminhão de transporte de cana, composto por cavalo mecânico, reboque e semirreboque.
O impacto entre os veículos foi tão forte que deixou o condutor da Hilux, um homem de 63 anos, preso às ferragens. Equipe médica de Conceição das Alagoas estava no local prestando os primeiros socorros ao condutor da caminhonete, enquanto os bombeiros iniciavam o trabalho para desencarcerá-lo.
Utilizando ferramentas de corte e expansão, os bombeiros militares retiraram as ferragens que aprisionavam a vítima, evitando agravar suas lesões. Após a remoção das ferragens, a vítima foi encaminhada para hospital. Ainda não se sabe sobre as causas e a dinâmica do acidente.