A perseguição que resultou na prisão do grupo teve início após informação de que estaria ocorrendo furto em loja na esquina da rua Veríssimo com a avenida Capitão Manoel Prata, Parque Bom Retiro, e que cinco suspeitos ocupavam carro de cor prata. Ao seguirem para o local do crime, os policiais militares visualizaram os indivíduos fugindo em um Voyage pela rua Bom Retiro na contramão de direção.
Desta forma, os policiais iniciaram perseguição por várias ruas dos bairros São Benedito, Jardim Induberaba e Recreio dos Bandeirantes. Em determinado momento, um dos suspeitos efetuou disparos contra dois militares, sendo que, ao mesmo tempo, os outros ocupantes do carro jogavam para fora algumas ferramentas, como pés de cabra, chaves de fenda e rádio HT, apreendidos posteriormente.
Um dos policiais precisou revidar os tiros. O grupo, então, parou a fuga na rua Álvaro Jacinto da Cruz, no Recreio dos Bandeirantes, onde aconteceram as prisões, e um dos suspeitos disse que havia sido atingido por tiro. Desta forma, os policiais o encaminharam ao HC/UFTM, onde ele permanece sob escolta. Um dos detidos, de 29 anos, ainda conforme registro da PM, é suspeito de ter participado da recente tentativa de arrombamento de cofre de supermercado à margem da BR-050, no entroncamento com a MG-427.