As mercadorias eram obtidas em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina e posteriormente revendidas em cidades mineiras (Foto/Reprodução)
Uma ação integrada das Polícias Civis de Minas Gerais e São Paulo desarticulou, nesta terça-feira (9), uma quadrilha especializada em aplicar golpes contra empresas do setor agropecuário. Batizada de Operação Duplicata Vencida, a ofensiva concentrou esforços nas cidades de Uberlândia e Ibiá, no Alto Paranaíba, e resultou na prisão de oito investigados.
De acordo com a Polícia Civil de Uberlândia, o grupo criminoso se passava por produtores rurais e utilizava documentos falsificados de companhias paulistas para adquirir insumos agrícolas de forma fraudulenta. Entre os produtos negociados estavam agrotóxicos, lubrificantes, adubos, sementes e até equipamentos utilizados na produção de ração.
O esquema consistia em enganar fornecedores, realizando compras de alto valor sem a intenção de quitar os pagamentos. As mercadorias eram obtidas em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina e posteriormente revendidas em cidades mineiras, como Uberlândia, Ituiutaba e Perdizes, além de Itumbiara, em Goiás.
A investigação resultou na abertura de inquérito policial, que levou à expedição de 56 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. Ao todo, cerca de 80 policiais civis participaram da operação nos dois estados.
Em Uberlândia, os mandados foram cumpridos em diferentes pontos da cidade, incluindo os bairros Guarani, Luizote de Freitas e Jardim Canaã, na região Oeste.