A vítima ameaçava de morte a mãe e foi até a casa dela, decidido a cumprir o intento, mas teria sido impedido pelo padrasto e o irmão, que se apossou de uma faca para se proteger e acabou cometendo o assassinato
Dois homens, de 32 e 51 anos, foram detidos, acusados de matar a golpes de faca o desocupado Valdeir Alves de Sousa, 30 anos, na rua Wilma Sonia Yeni Bastos, bairro Morada Du Park, na noite de quinta-feira (2). Os autores, que seriam irmão e padrasto da vítima, alegaram legítima defesa. Eles foram levados para o plantão da Polícia Civil.
De acordo com os acusados, Valdeir Alves teria feito ameaças por telefone, dizendo que iria até a casa de sua mãe para matá-la e mataria também sua ex-esposa. Devido às ameaças, as duas mulheres saíram de casa.
Ainda conforme relato dos acusados, Valdeir chegou à casa da mãe mostrando-se agressivo e aparentemente disposto a cumprir as ameaças que havia feito por telefone. O padrasto tentou acalmá-lo, mas entraram em luta corporal. Durante a luta, o padrasto foi esfaqueado em uma das mãos.
O irmão da vítima, após presenciar toda a situação, apossou-se de uma faca e mandou que parassem com a luta. Valdeir, ainda conforme os acusados, foi em direção ao irmão, que, para se defender, desferiu alguns golpes de faca no desocupado.
O Samu foi acionado e, depois de examinar o corpo, constatou o óbito. Policiais militares chegaram em seguida e detiveram um dos envolvidos no local, enquanto o outro foi detido em casa.